Tabela de conteúdos
ToggleComo aumentar a libido e o desejo sexual nas mulheres?
Apesar de estarmos a avançar continuamente na sociedade, existem alguns temas que ainda são tabu, e ainda mais nas mulheres, um deles é: o desejo sexual feminino. E é algo que todas nós deveríamos saber e estar conscientes; os problemas sobre a falta de desejo nas nossas relações são muito mais frequentes do que pensamos, entre 40% e 50% das mulheres viram a sua libido diminuir ao longo do tempo.
Porque é que o desejo diminui? O que é que provoca a diminuição da libido na mulher? Trabalhar na falta de desejo e de excitação é a chave, mas não te preocupes! Antes de mais, deve saber que o desejo sexual muda, evolui e altera-se ao longo da vida.
Vamos explicar-te passo a passo tudo o que precisas de saber sobre a libido feminina e como aumentá-la.
O que é a libido?
Prazer ou atração sexual? Amiga, é a tua libido! Para começar, deves saber que a atração sexual que sentes é totalmente natural e provém do nosso corpo. A libido feminina envolve hormonas e diferentes reações químicas que se desenvolvem no nosso sistema nervoso central.
Como já deves saber, nas nossas 4 fases do ciclo menstrual, há uma, em particular, em que nos encontramos com maior desejo sexual… sabes qual é? É isso mesmo, a fase ovulatória. Durante esta fase, os níveis de estrogénio aumentam e os níveis de progesterona diminuem. Esta alteração hormonal faz aumentar a libido na mulher, aumentando o seu desejo sexual e tornando-a mais recetiva às relações sexuais.
Mas atenção! Isto não é igual para todas as mulheres, nem é igual ao longo dos anos, como explicámos anteriormente. O desejo muda, evolui e transforma-se. Nem sempre é uma constante em todos os seus ciclos ovulatórios!
O primeiro fator a ter em conta é a idade. Segundo os especialistas, a partir dos 35 anos, quando as mulheres atingem o seu auge fértil, a libido diminui, uma vez que a quantidade de estrogénio gerada pelo corpo da mulher diminui gradualmente e sentimos uma diminuição da libido e do desejo sexual.
Além disso, outros fatores como o stress ou o ser mãe interferem, pois após o parto a libido diminui, no entanto durante a gravidez a libido aumenta.
Fator psicológico e desejo sexual: como recuperar a libido na mulher?
Não se trata apenas de hormonas, por vezes, como dissemos anteriormente, o stress pode afetar a tua libido de forma negativa, fazendo com que o teu desejo sexual diminua consideravelmente. O teu humor e até algumas causas psicológicas podem afetá-la, eis algumas delas:
- Problemas de saúde mental, como a depressão ou a ansiedade
- Stress
- Baixa autoestima da imagem corporal
- Baixa autoestima
- Experiências sexuais negativas no passado
Outro fator muito importante a ter em conta é a situação em que nos encontramos com o nosso par. A existência ou não de problemas, a falta de comunicação, os problemas de confiança, os conflitos ou as brigas afetam muito o nosso desejo sexual pelo/a nosso/a parceiro/a. São um fator importante na diminuição do desejo sexual. Comunica o que te preocupa!
Desejo sexual feminino: O que precisas de saber para aumentar a libido na mulher
Como é que sei se a minha libido é alta ou baixa? Como é que o meu corpo reage ao desejo sexual? Podemos aumentar a libido? A estimulação sexual da mulher pode ser feita através da visão, do toque, do cheiro ou da estimulação das diferentes zonas erógenas do seu corpo.
5 alterações corporais a que deves estar atenta quando começa a aumentar a libido:
- Sentirás a temperatura do teu corpo aumentar devido à libido!
- O teu fluxo sanguíneo aumenta na zona genital externa e vaginal.
- A lubrificação torna-se mais intensa.
- O teu pulso aumenta e a tua respiração torna-se mais agitada.
- Os teus mamilos aumentam de dureza.
Como aumentar a libido na mulher?
Todos os fatores acima mencionados podem afetar o teu desejo sexual… mas a boa notícia é que tudo tem uma solução.
Não te deixes abater! São fases que flutuam ao longo dos anos… O que podemos fazer para recuperar o nosso desejo e aumentar a libido na mulher?
É possível aumentar a libido na mulher como no homem. Existem muitas técnicas, exercícios e conselhos que te permitirão aumentar a libido de forma natural e simples.
Preliminares! Ponto G e brinquedos sexuais
Prolonga os preliminares, adiando o momento da penetração até te sentires realmente excitada. Não faças sexo se não te apetece ou não sentes desejo verdadeiro, pois será ainda mais difícil e não conseguirás aumentar a libido, mas sim diminui-la-ás ainda mais.
Comunica e fala sobre o assunto com o teu par! Por vezes, temos de falar sobre estes problemas para não causarmos dificuldades antes e durante o sexo. Testa os brinquedos sexuais! Experimenta com o teu ponto G!
Escolhe uma boa altura para ter relações sexuais
Se tu ou a pessoa com quem estás tiverem um problema emocional nessa altura, faz uma pausa. Depois de uma discussão, não vale a pena ter relações sexuais, a vossa ligação emocional vai ter o seu preço depois do ato. É preciso encontrar o momento certo, o casal deve estar num momento emocionalmente estável para que tudo se encaixe. As brigas não se resolvem com sexo. E isso não vai aumentar a libido, mas sim diminuí-la ainda mais.
Se o momento não chegar… planeia-o!
O desejo pode ser provocado conscientemente, planeando um momento para fazer sexo e testando novas experiências. Nem sempre tem de ser espontâneo como nos filmes. Fala sobre isso com o teu par! Tenta escolher um dia especial ou uma data especial e aproveita a situação para viver uma nova experiência e recuperar o desejo.
O orgasmo!
Nem todas as relações sexuais têm de conduzir ao orgasmo, deves aprender a divertir-se durante o caminho até que ele chegue ao fim. O orgasmo não é o objetivo! O objetivo é o prazer! Desfrutar das tuas relações sexuais, sentir cumplicidade no sexo… Esse deve ser o teu objetivo! Não te deves sentir frustrada por não atingir o orgasmo, o mais importante é o prazer e desfrutar.
Não fiques obcecada com isso! Deixa fluir, escolhe o momento certo e segue estas dicas para aumentar a libido nas mulheres, verás como pouco a pouco o teu desejo sexual aumenta.
Aumentar a libido pode parecer uma tarefa difícil, mas se seguires estes conselhos temos a certeza de que vais aumentar o teu desejo sexual em 100! Só precisas de ser paciente e de o comunicar. A pessoa com quem estás irá compreender e, juntos, conseguirão ultrapassar o problema.
Estás a pensar em doar óvulos? Informa-te sem compromisso! Clica aqui!
Queres mais informações sobre doação de óvulos?