Tabela de conteúdos
ToggleExtração de óvulos: como é que se doam óvulos?
Uma das coisas que mais vos assusta é a extração de óvulos ou a punção ovárica, o que é perfeitamente normal, mas devem estar calmas. Quando esse dia chegar, estaremos SEMPRE ao vosso lado. Sabemos que este é o momento que mais preocupa as nossas dadoras durante o processo de doação porque, no final de contas, a doação não pode ser efetuada sem esta pequena intervenção.
Tranquila! Não tem nada com que te devas preocupar, a punção folicular ou punção ovárica é o procedimento utilizado para a extração de óvulos nos centros e clínicas de Reprodução Assistida. É um procedimento que não só tu, como dadora, mas também todas as pacientes que necessitem de tratamento de FIV em Reprodução Assistida devem submeter-se à mesma intervenção. É um procedimento muito simples! E que, como é óbvio, tem complicações mínimas.
Como é efetuada uma punção ovárica?
A punção ovárica ou extração de ovócitos é um pequeno e rápido procedimento cirúrgico cujo objetivo é obter os ovócitos através de uma ecografia transvaginal que, através de um sistema de aspiração, absorve o conteúdo dos folículos do ovário.
O objetivo da punção ovárica ou punção folicular é extrair os ovócitos previamente amadurecidos com o tratamento. Trata-se de um processo curto e rápido que não demora mais de 15 ou 20 minutos na sala de operações. Além disso, deves saber que se trata de um procedimento completamente indolor, no qual não terás nenhuma fenda ou corte no interior.
Quando é efetuada a extração de óvulos?
Depois de teres passado por todo o processo de doação de óvulos: entrevista, exames médicos, tratamento… Chegará o dia da extração de ovócitos no centro. Relaxa! Sabemos que esta é uma das partes que mais vos assusta, mas neste artigo verás como é muito mais fácil do que pensavas.
Antes da doação de óvulos, terás sido submetida a um tratamento específico para a maturação dos óvulos. Deves saber que não te estão a tirar nada que te impeça de ser mãe no futuro ou que afete a tua fertilidade, apenas estão a recuperar os ovócitos que o teu corpo vai descartar por não terem sido fecundados nesse mês. Deves saber que as mulheres nascem com uma dotação de óvulos chamada “reserva ovárica” e que, quer queiramos quer não, vamos perdendo esses óvulos à medida que envelhecemos até chegarmos à menopausa. Nessa altura a nossa reserva estará absolutamente esgotada, no entanto não será por causa da dádiva, mas sim por causa da nossa própria natureza.
Extração de óvulos passo a passo:
Antes da extração de óvulos, deves submeter-te a um tratamento de estimulação ovárica.
Depois de ter iniciado a primeira fase do processo de doação: entrevista e testes. A equipa de ginecologia e de enfermagem dar-te-á a medicação que terás de tomar durante 10 a 12 dias. Não te preocupes! É super simples, indolor e não, não engorda.
Para que todos os óvulos amadureçam e possam ser doados, é necessário efetuar um tratamento de estimulação ovárica, a fim de obter o maior número possível de óvulos maduros.
O que é a estimulação ovárica?
A estimulação ovárica é o tratamento hormonal que terás de aplicar em casa, por via subcutânea, durante 10 ou 12 dias, até verificares, através das ecografias vaginais, que tudo está perfeito nos teus folículos, para proceder à doação de óvulos: a punção ovárica.
Na tua última ecografia, a equipa de ginecologia marcará a extração de óvulos antes da chegada da ovulação.
Deves saber que, tanto na Easydona.pt como no nosso centro colaborador, estamos 100% comprometidos com a tua segurança. Talvez tenhas ouvido falar de casos ou lido algo sobre a sobre-estimulação dos ovários. Nas nossas clínicas podes ficar tranquila, personalizamos cada tratamento em função das nossas dadoras e da sua saúde reprodutiva, reduzindo toda a medicação desnecessária que outros centros utilizam e assegurando o teu bem-estar diariamente através da nossa equipa de enfermagem.
Punção ovárica ou folicular: Anestesia?
Durante a extração de óvulos, ser-te-á administrado um sedativo ligeiro para evitar qualquer desconforto durante o procedimento. Após a extração dos óvulos, podes sentir algum desconforto, mas os seus efeitos não demoram mais de 24 horas a desaparecer.
Deves estar calma, entrarás na sala de operações com o teu próprio pé e sairás dela acordada. A anestesia aplicada durante o procedimento é uma sedação muito ligeira. Após a punção ovárica, terás de permanecer no nosso centro durante algumas horas (não é necessário internamento), para que a sedação passe e os seus efeitos desapareçam, o que será rápido.
Deves saber que a extração de óvulos não é uma operação propriamente dita, é uma intervenção minimamente invasiva que, para evitar qualquer tipo de desconforto e tornar o trabalho mais confortável para os especialistas, será efetuada sob sedação ligeira.
A extração de óvulos dói?
Não te preocupes, a extração de óvulos é um processo completamente simples e indolor que não demora mais de 20 minutos. Durante todo o processo de extração, serás sedada, pelo que não sentirás qualquer tipo de desconforto durante a punção folicular. Não vai doer, acredita.
Não serás cortada, nem operada. Embora seja realizado no bloco operatório, é um procedimento simples, uma vez que os ovócitos maduros são simplesmente aspirados com um aparelho de ultrassons vaginal. Deves saber que quase não existem complicações durante este procedimento.
Efeitos secundários da doação de óvulos
A extração de óvulos em si não deve preocupar-te, uma vez que, como já explicámos, é um processo com uma técnica muito simples e rápida para a dadora.
Por vezes, a dadora pode ter dores menstruais na parte inferior do abdómen e algum desconforto após a dádiva, mas que não duram mais de 24 ou 48 horas para desaparecer.
Após a punção folicular, pode sentir-se inchaço na zona abdominal durante alguns dias, que desaparecerá ao fim de alguns dias. Se o inchaço durar mais tempo, não hesites em consultar a equipa de ginecologia.
Tenho de ficar internada depois da dádiva de óvulos?
Não! A dádiva de óvulos é um processo tão simples que não requer hospitalização. Apenas terás de permanecer no centro ou na clínica durante algumas horas para verificar se o efeito da sedação ou da anestesia está a passar e se tudo correu como previsto. Ser-te-ão oferecidos alguns alimentos e bebidas e, assim que te conseguires levantar normalmente, poderás ir para casa.
Depois de terminada a dádiva de óvulos, podes voltar à tua vida normal!
Se estás pensando em doar óvulos, mas ainda te surgem muitas dúvidas… chegaste ao sítio certo? No nosso Blog em Easydona.pt encontrarás muitas das respostas às tuas perguntas sobre a doação de óvulos.
Cada vez mais mulheres precisam de ti!
Visita a nossa clínica em Faro.
Queres mais informações sobre doação de óvulos?