Tabela de conteúdos
ToggleJá alguma vez te perguntaste quantos óvulos tem uma mulher e com quantos óvulos nascemos?
Vamos contar-te 3 factos interessantes sobre os óvulos que provavelmente não sabias!
Sabias que as mulheres nascem com quase 1 milhão de óvulos? Sim! Olha para este número! A má notícia é que perdemos óvulos todos os meses e não, ao contrário de outras células, eles não se regeneram.
Se estás a pensar em doar óvulos, provavelmente já pensaste que doá-los afetará a tua reserva ovárica, afetará a tua fertilidade ou que avançará a tua menopausa. Mas não, de facto, nascemos com um determinado número de óvulos e, infelizmente, todos os meses esse número diminui, quer queiramos quer não.
A nossa reserva ovárica vai diminuindo à medida que envelhecemos, por volta dos 35 anos, altura em que será mais afetada até chegarmos à menopausa. A doação de óvulos, através do processo de estimulação ovárica, recupera esses óvulos que o nosso corpo reabsorverá ou atresiará quando não forem fertilizados. O processo de doação de óvulos não tira os óvulos de ti nem afeta a tua fertilidade, simplesmente os óvulos serão recuperados antes de o nosso corpo os eliminar naturalmente.
Quantos óvulos é que uma mulher tem ao longo da sua vida?
As mulheres nascem com cerca de um milhão de óvulos, que vamos perdendo mês a mês até chegarmos à menopausa. O número de óvulos com que nascemos vai diminuindo gradualmente. Quando atingimos a puberdade, aos 11 ou 12 anos, o número de óvulos que temos situa-se normalmente entre 300 000 e 500 000 óvulos. Este número de ovócitos chama-se reserva ovárica e é o número de óvulos que vamos ter.
À medida que envelhecemos, subtraímos óvulos da nossa reserva ovárica.
Deves saber que o pico de fertilidade de uma mulher se situa entre os 20 e os 35 anos. Compreendes agora porque é que esta idade é exigida por lei?
Como é que se mede o número de óvulos de uma mulher?
O número de óvulos que uma mulher tem ao longo da sua vida é conhecido como reserva ovárica e pode ser medido através de vários testes analíticos que analisam a quantidade de hormonas relacionadas com o processo de ovulação.
Deves saber que o teste que mede a tua reserva ovárica é uma análise de sangue que avalia os níveis da hormona anti-mulleriana. Graças a este teste, os nossos médicos poderão fornecer-te os dados para conhecer a tua reserva ovárica.
Então, quantos óvulos são doados?
Em primeiro lugar, deves saber que, para seres dadora de óvulos, tens de cumprir o requisito de idade, deves ter entre 18 e 34 anos para poderes ser dadora de óvulos em Portugal. Portanto, estando dentro destes parâmetros de idade, deves saber que terás uma boa reserva ovárica, como já explicámos anteriormente.
Se estás a perguntar-te quantos óvulos tem uma mulher entre os 18 e os 35 anos, o número situa-se entre 300.000 e 500.000.
É difícil definir exatamente quantos ovócitos irás doar na tua primeira recolha de ovócitos, pois cada mulher é diferente, mas é habitual obter entre 10 e 20 ovócitos maduros durante o tratamento de estimulação ovárica.
Mostramos-te o processo graficamente para que possas situar o tratamento de estimulação:
Não te preocupes! Sabemos que este processo de estimulação deve ter-te deixado confusa… Vamos explicar-te um pouco como funciona!
Deves saber que todos os meses ovulamos um certo número de ovócitos, dos quais apenas um amadurece. Com a estimulação ovárica, todos eles amadurecem ao mesmo tempo. Durante cerca de 10 dias, terás de tomar um medicamento (com a mesma substância que o nosso corpo produz todos os meses) para que não só um óvulo amadureça, mas também mais óvulos maduros, para que possam ser resgatados antes que o teu corpo os elimine por não estarem fecundados.
Tem em conta que esta medicação para amadurecer os óvulos só atua nos ovários, pelo que não engorda, nem tem efeitos secundários para além dos de um período normal (exceto hemorragias). Com isto, deve ficar claro que, durante o processo de estimulação ovárica, ficarás mais inchada, mas tal como acontece com o período, após a dádiva este inchaço desaparecerá completamente.
Além disso, deves saber que na Easydona reduzimos toda a medicação para que tenhas de usar o mínimo e sejas ainda mais confortável do que noutras clínicas.
Até que idade se pode doar óvulos?
Deves saber que a idade estimada por lei é até aos 34 anos, uma vez que a reserva ovárica e a qualidade dos ovócitos a partir desta idade se reduzem consideravelmente até à menopausa.
Os requisitos estabelecidos por lei para a doação de óvulos são:
- Ter entre 18 e 34 anos de idade.
- Não sofrer de doenças sexualmente transmissíveis.
- Não sofrer de doenças hereditárias que te possam afetar.
- Estar de boa saúde, tanto física como mental.
- Ter um IMC saudável, não inferior a 18 e não superior a 30.
Vamos contar-te três coisas muito, muito curiosas sobre os ovos que talvez não saibas… Nós também não sabíamos!
Sabes quanto tempo de vida tem um óvulo?
O óvulo tem um tempo de vida muito curto. Quando o ovário o liberta, tem um tempo de vida de 24 a 48 horas. Ao contrário de um espermatozoide… que pode viver até 72 horas!
Sabias que podes ter menstruação mas não ter ovulação?
Pois é, do ponto de vista ginecológico, chama-se a isto um “ciclo anovulatório”. Está normalmente associado a causas de infertilidade, uma vez que a ausência de ovulação impede a gravidez durante este período. Mas não te preocupes, por vezes é normal, nem sempre temos ciclos menstruais com ovulação. Aproximadamente todos os anos temos 13 períodos menstruais, alguns dos quais podem ser anovulatórios. Por vezes, é uma consequência da síndrome dos ovários poliquísticos. Se isto acontecer frequentemente, não te esqueças de consultar o teu especialista.
O óvulo maduro é a maior célula da mulher.
Quando o ovócito amadurece, torna-se a maior célula do nosso corpo, aumentando de tamanho para 0,14 milímetros e chega a ser visível!
Quantos óvulos tem uma mulher? Dependerá da sua idade e fase da vida. Como já te explicámos, o período mais fértil do nosso relógio biológico vai dos 18/20 anos aos 35 anos, sendo a partir desta idade que a reserva ovárica começa a diminuir.
Sabias que esses óvulos não fecundados ainda se perdem? Partilha-os! Vais ajudar muitas mulheres que precisam de ti para realizar o seu sonho, o que farias se isso te acontecesse?
Cada vez mais mulheres precisam de ti!
Visita a nossa clínica em Faro.
Queres mais informações sobre doação de óvulos?