Tabela de conteúdos
Quantos óvulos tem uma mulher?
Se alguma vez te questionaste sobre o número de óvulos que uma mulher tem ao longo da vida ou sobre a influência da idade na fertilidade, este artigo vai responder a todas as tuas perguntas. Descobre factos fascinantes e como funciona o relógio biológico feminino!
Com quantos óvulos nascemos?
As mulheres nascem com cerca de um milhão de óvulos, um número impressionante que, no entanto, diminui naturalmente com o tempo. Desde o nascimento, o número de óvulos diminui e, na puberdade, apenas 300.000 a 500.000 ovócitos estão disponíveis. Este conjunto de óvulos é conhecido como a reserva ovárica.
Cada ciclo menstrual reduz o número de óvulos disponíveis. De facto, por volta dos 35 anos, a reserva ovárica e a qualidade dos óvulos começam a diminuir de forma mais notória até à chegada da menopausa.
Como é medida a reserva ovárica?
A reserva ovárica de uma mulher pode ser avaliada através de um exame médico que inclui:
- Teste da hormona antimulleriana (AMH): É realizado através de uma análise ao sangue e permite estimar o número de óvulos disponíveis.
- Ecografia transvaginal: Avalia o número de folículos presentes nos ovários.
Estes exames são fundamentais para determinar a capacidade reprodutiva de uma mulher e são essenciais no processo de doação de óvulos ou de tratamento da fertilidade.
O que acontece aos óvulos não utilizados?
Todos os meses, a mulher perde naturalmente óvulos que não são fecundados. Este processo faz parte do ciclo reprodutivo e é inevitável. Durante o processo de doação de óvulos, através da estimulação ovárica, os óvulos que de outra forma se perderiam são recuperados.
Este procedimento não afeta a futura fertilidade ou reserva ovárica da dadora, uma vez que os óvulos utilizados são aqueles que o corpo eliminaria naturalmente.
3 Factos sobre os Óvulos
- O óvulo é a maior célula do corpo humano feminino.
- Um óvulo maduro pode atingir um tamanho de até 0,14 milímetros, o suficiente para ser visível a olho nu.
- O óvulo tem um tempo de vida muito curto.
- Uma vez libertado, um óvulo vive 24 e 48 horas, enquanto um espermatozoide pode sobreviver até 72 horas.
- Nem todos os ciclos menstruais têm ovulação.
- Algumas menstruações são ciclos anovulatórios, o que significa que não ocorre libertação de um óvulo. Isto pode ser normal em certos períodos ou estar relacionado com doenças como a síndrome de ovário poliquístico.
Quantos óvulos são doados?
Durante a dádiva de óvulos, cada mulher responde de forma diferente ao processo de estimulação ovárica. Em geral, são obtidos entre 10 e 20 óvulos maduros em cada doação.
É importante saberes que este processo é regulado pela Lei de Reprodução Assistida, que estabelece que a doação de óvulos deve ser efetuada em mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, fase em que a qualidade e a quantidade de óvulos são ideais.
A doação de óvulos permite não só aproveitar os óvulos que se perderiam naturalmente, mas também oferece uma oportunidade inestimável de ajudar outras mulheres a realizar o seu sonho de serem mães. Trata-se de um ato altruísta e regulamentado que contribui para a criação de famílias, ao mesmo tempo que cuidas da tua saúde.
Se tiveres alguma dúvida sobre o processo, escreve-nos.
Conhece o processo de doação de óvulos na nossa clínica.
Partilha se gostaste!
Queres mais informações sobre doação de óvulos?