Tabela de conteúdos
ToggleQuanto é que se recebe por doar óvulos? Nós dizemos-te!
Uma das perguntas mais frequentes que nos fazem é se pagam por doar óvulos, deves saber que a venda de óvulos em Portugal é rigorosamente proibida. Atualmente, o que existe é uma compensação económica pela doação, estipulada por lei para reembolsar as despesas incorridas com a doação de óvulos, cujo limite se baseia no dobro do valor do Índice de Apoio Social (IAS) em vigor no momento em que a doação é realizada. Atualmente, em 2024, o IAS equivale a 509,26€, o que corresponde a um valor máximo da compensação por doação de 1018€.
Mas, ATENÇÃO, não te esqueças que a doação de óvulos é um ato voluntário e altruísta, pelo que és compensada pelo incómodo e despesas de deslocação durante o processo de doação.
Doação de óvulos: quanto é que pagam? O que diz a lei? Posso vender os meus óvulos?
Como já explicámos, NÃO te pagam por doar óvulos, nem te pagam por ser dadora de óvulos, nem podes vender um único óvulo, nem cobrar por doar óvulos, nem poderás vender óvulos. É absolutamente ILEGAL. A doação de óvulos é regulamentada por lei, que proíbe a compra e venda de células humanas. A doação de óvulos é um ato totalmente voluntário, altruísta e solidário, com o qual ajudarás a realizar sonhos.
Atualmente, graças à doação de óvulos, muitas famílias podem realizar o seu sonho de formar uma família. Só em Portugal, cerca de 300 mil casais têm problemas em ter um filho. Ao doar óvulos, ajudamos as mulheres que, devido à esterilidade, infertilidade, cancro, tratamentos de quimioterapia, doenças, etc. não podem cumprir o seu sonho de serem mães. E não, por vezes a adoção não é uma opção.
Quanto recebe uma dadora de óvulos?
Então, se não és paga pela dádiva de óvulos, o que é isso da compensação económica? A doação de óvulos é compensada economicamente por lei.
- Quando doas óvulos, os filhos são teus?
Doar óvulos não significa que estejas a doar um filho. Deves saber que, quando doas óvulos, doas células que, evidentemente, transportam a sua carga genética, mas há outros fatores que intervêm na sua fecundação, tais como: o esperma do pai ou do dador e o ventre gestante, que fornecerá a epigenética. Por isso, esta ideia de “encontrar uma mini eu” pela rua… é um pouco descabida.
Além disso, deves saber que, embora a dadora e a recetora não partilhem a mesma genética, devem sempre partilhar as mesmas características físicas e fenotípicas. Assim, para além do teu bom estado de saúde, os teus atributos serão muito importantes para a futura recetora.
Porque é que te dão dinheiro pela doação de óvulos?
Não se recebe dinheiro, nem se é pago para doar óvulos em Portugal, apenas se compensam estritamente os seguintes aspetos:
- O incómodo que possa ser causado durante o processo.
- As despesas de deslocação ou transporte até à clínica onde se realiza a doação.
- O tempo despendido durante o processo de doação de óvulos.
A principal motivação para a doação de óvulos deve ser a solidariedade e a vontade em querer ajudar outras mulheres que precisam de ti para realizar o seu sonho.
Preço da dádiva de óvulos
Tal como não te pagam por doar óvulos, deves saber que se trata de um processo totalmente gratuito para ti. As clínicas cobrirão todas as despesas dos exames. Todos os exames serão gratuitos para a dadora e, além disso, ficar-te-ão acessíveis para a sua futura maternidade. Nunca terás de pagar nada durante o processo, além das despesas de viagem que serão compensadas após a dádiva.
Quais são os requisitos para ser dadora de óvulos?
Deves saber que, antes de te tornares uma dadora de óvulos, tens de cumprir os seguintes requisitos:
- Ser maior de idade. As idades estabelecidas por lei para doar óvulos são entre os 18 e os 34 anos.
- NÃO sofrer de, nem ter doenças sexualmente transmissíveis.
- Conhecer os teus antecedentes médicos próprios e familiares, para descartar possíveis doenças hereditárias incompatíveis com a doação de óvulos.
- Além disso, deves ter um peso saudável. Um IMC saudável.
É doloroso doar óvulos?
Calma! Sabemos que, depois de leres mil coisas na Internet, ficaste um pouco assustada e pensarás que, doando, os teus óvulos se esgotarão, a tua fertilidade será afetada, é doloroso, mas não é assim… Fica descansada, doar não afetará a tua reserva ovárica e não, doar óvulos também não afetará a tua fertilidade no futuro; todos os meses, quando ovulamos, perdemos esses óvulos. Com a doação, eles são simplesmente recuperados antes de desaparecerem. Assim, partilhamos os óvulos que, de forma natural, perdemos todos os meses por não serem fecundados.
E não, não dói. Apenas sentirás desconforto durante o tratamento, como se tivesses a menstruação, embora um pouco mais forte do que o habitual. Isto demora cerca de 10 a 12 dias.
Poderás ter os seguintes incómodos:
- Alterações do humor devido às hormonas, tal como na menstruação.
- Inchaço e dor abdominal. Mas podes ficar tranquila, que doar óvulos não te fará engordar.
Como se doam os óvulos? A punção folicular passo a passo:
Nas nossas clínicas colaboradoras (com mais de 30 anos de experiência), o processo de punção folicular realiza-se mediante sedação. Portanto, quando se faz a doação, não se sente nenhuma dor durante a extração. Além disso, é super simples e rápida! Realiza-se em 15/20 minutinhos.
Entre o 12.º e o 14.º dia de tratamento, é marcada a consulta para a extração de óvulos. Lembra-te de que estarás ligeiramente sedada. Não há que operar, nem cortar, nem nada semelhante. É realmente simples! Aqui tens uma ilustração para que visualizes o procedimento:
Depois de recuperares dos efeitos da sedação, poderás ir para casa, devendo ficar em repouso nesse dia. No dia seguinte, podes fazer a tua vida com total normalidade. Nesse mesmo dia, receberás a compensação pela tua doação. Lembra-te de que não pagam por doar óvulos, é o teu ato de solidariedade que será recompensado.
-
Quanto pagam por doar óvulos na Easydona?
Se perguntas quanto pagam as clínicas colaboradoras com Easydona… Stop! Não te pagam, lembra-te. A compensação que receberás nos centros Easydona será pelo incómodo, o tempo e as despesas de deslocação à clínica durante o processo.
Há muitas pessoas que pensam que a soma de dinheiro recebida tem a ver com a compra e venda de tecidos ou, inclusivamente, com o número de ovócitos que se doam. Nada disso!
A compensação que recebes é por realizar um ato solidário que sabemos que envolve despesas para a dadora e certos incómodos durante o processo. Por isso, na Easydona, graças aos acordos com as nossas clínicas, temos a máxima compensação permitida pela lei portuguesa para as nossas dadoras.
Conhece a nossa clínica em Faro!
Queres mais informações sobre doação de óvulos?