Quanto te pagam por doar sémen em Portugal? É verdade ou mentira?
A pergunta que não sai da cabeça de ninguém é se te pagam por doar sémen ou não. Deves saber que, em Portugal, é proibido vender óvulos ou sémen, pelo que a doação de gâmetas é um ato altruísta e não remunerado. Não te pagarão por doar sémen, mas receberás uma compensação económica tal como está estabelecida na lei.
De acordo com o nº3 do Artigo 22 da Lei 12/2009, de 26 de Março, “os dadores vivos podem receber uma compensação estritamente limitada ao reembolso das despesas efetuadas ou dos prejuízos imediatamente resultantes da dádiva”. O limite máximo corresponde a um décimo do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) vigente no momento da dádiva, por cada doação de sémen. Atualmente, em 2025, o IAS encontra-se nos 522,50 euros. Dado que a compensação corresponde a 10% do valor do IAS do ano corrente e o processo tem uma duração de 15 e 20 semanas, o valor por cada doação de sémen será de aproximadamente 52 euros semanais.
É importante deixar claro que a compensação económica por doar sémen é recebida devido ao incómodo e às despesas de deslocação durante o processo de doação de sémen. Não te pagam por doar sémen; é, sim, uma recompensa pelo teu ato, que deve ser sempre voluntário, altruísta e desinteressado.
A primeira coisa que deves saber é que, para ser dador de sémen, tens de cumprir previamente certos requisitos que te descreveremos mais adiante. Continua a ler!
Onde doar sémen em Portugal?
Se estás interessado em doar sémen sémen e não queres esperar mil anos, procura um banco de sémen, não uma Clínica de Reprodução Assistida. Nós, que já passámos por isso, colaboramos única e exclusivamente com bancos de sémen, devido à sua rapidez, especialização, confidencialidade e discrição durante o processo de doação.
Atualmente, temos um centro em Faro.
Requisitos para doar sémen em Faro
Os principais requisitos para doar sémen são os seguintes:
- Deves ser maior de idade; ter entre 18 e 44 anos de idade.
- Não ter nem sofrer de doenças sexualmente transmissíveis. Por exemplo clamídia, VIH, gonorreia, sífilis…
- Não ter nem sofrer de doenças hereditárias. Deves conhecer os teus antecedentes médicos pessoais e familiares, para poder descartar possíveis doenças hereditárias graves.
- Dispor de uma boa saúde física e mental. O teu estado de saúde mental será avaliado através de um teste psicológico que te farão os psicólogos do banco de sémen.
- Deves cumprir os requisitos de qualidade seminal.
Pagam-te por doar sémen? O que diz a lei?
Se perguntas quanto te pagam por doar sémen em Portugal… deves saber que a lei portuguesa estabelece as normas de qualidade e segurança para os dadores de sémen. Tal como a obtenção, avaliação, armazenamento e distribuição do mesmo.
A lei estipula, portanto, que a compensação recebida pelos dadores de sémen não deve supor qualquer tipo de incentivo ou pagamento para realizar a doação de esperma, visto que a doação é um processo altruísta e solidário.
Porque é que existe uma compensação económica por doar sémen?
NÃO te pagam por doar sémen. A doação de sémen é estritamente compensada pelos seguintes motivos:
- Incómodos que possa causar ao dador durante o processo.
- Despesas de deslocação à clínica ou banco de esperma onde se realize a doação de sémen.
- Tempo despendido no processo.
Lembra-te! Não te pagam por doar sémen. A doação de sémen é um ato solidário a partir do qual ajudarás outras pessoas que não podem cumprir o seu sonho de formar uma família.
Quantas vezes é possível doar sémen?
De acordo com as normas em vigor, não existe limite para o número de dádivas de cada dador, mas considera-se aconselhável que cada dador não possa estar na origem de partos de nado-vivo em mais do que 8 famílias.
A doação é considerada um processo único, que envolve um período de recolha com duração entre 15 e 20 semanas. Durante esse tempo, deves comprometer-te a fornecer amostras de sémen de forma regular.
Com que frequência posso doar sémen?
Uma das vantagens dos nossos centros de doação de sémen é que poderás doar sémen todas as semanas, desde que guardes períodos de abstinência de 2 a 5 dias, ou seja, não ejacular durante esses dias.