Tabela de conteúdos
ToggleO que são doenças sexualmente transmissíveis? Como saber se tens doenças sexualmente transmissíveis?
Muitos jovens vivem com o sentimento de “isso não acontece comigo” ou usam o famoso “calma, eu estou no controlo” mas, para dizer a verdade, é um assunto muito mais sério do que parece e devemos estar mais atentos a ele. Hoje, na Easydona, queremos tentar esclarecer algumas dúvidas e fazer a nossa parte para ajudar-te no teu dia a dia, para que possas ter uma vida sexual saudável e segura.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST, também chamadas doenças venéreas) são infeções que se transmitem durante as relações sexuais. Podem ser causadas por diferentes microrganismos, tais como vírus, bactérias, fungos ou parasitas.
Deves saber que, se estás a pensar em tornar-te um dador de sémen, um dos requisitos mais importantes é não ter doenças sexualmente transmissíveis.
No nosso caso, podem ser classificadas em três grupos:
Tipos de doenças sexualmente transmissíveis
- DST que provocam lesões genitais (úlceras ou anomalias dos órgãos genitais)
- DST que provocam inflamação da uretra (uretrite)
- DSTs que causam sintomas e sinais em todo o corpo.
É muito importante que, se sentires algum desconforto, consultes o teu médico com a maior urgência possível, pois algumas doenças podem propagar-se e afetar outros órgãos do teu corpo. Também é aconselhável fazeres uma análise ao sangue, uma vez que as doenças sexualmente transmissíveis não produzem necessariamente sinais óbvios de aparecimento.
Podemos tornar-nos portadores sem o saber. São as chamadas doenças recessivas. Afetam mais pessoas do que parece, pelo que nunca é demais proteger a nossa saúde e a da outra pessoa. Um dos melhores métodos, mais utilizados e fiáveis (mas não infalível) é o preservativo, seja ele masculino ou feminino.
Doenças sexualmente transmissíveis mais comuns
Clamídia: infeção e sintomas
A clamídia é uma infeção bacteriana muito comum e nem sempre apresenta sintomas. Podes não ver ou sentir quaisquer sintomas, mas a uretrite é um sinal comum. Esta doença sexualmente transmissível pode causar infeção do epidídimo e dos testículos, dores no baixo ventre e dores durante as relações sexuais. Os antibióticos são a melhor solução para se livrar da clamídia.
Gonorreia: infeção e sintomas
Tal como a clamídia, é uma infeção bacteriana que nem sempre apresenta sintomas e pode não ser diagnosticada. Também provoca uretrite e pode causar infeções na garganta e no reto. Esta doença sexualmente transmissível pode espalhar-se por todo o corpo, causando eritema e dores nas articulações. É tratada da mesma forma que a clamídia, uma vez que atuam frequentemente em conjunto.
Tricomoníase: o que é?
Esta infeção sexualmente transmissível é causada por um parasita. A maioria das mulheres e dos homens infetados não apresenta sintomas, pelo que não conseguem saber se têm a doença. É muito difícil saber se tens ou não a doença. Normalmente causa uretrite, com comichão na uretra e micção constante. Normalmente não é uma DST grave, mas aumenta a probabilidade de contrair outras doenças sexualmente transmissíveis.
Como é que a tricomoníase é detetada?
Para detetar a tricomoníase, é necessário efetuar um exame médico dos órgãos genitais e uma análise à urina ou uma zaragatoa dos órgãos genitais. O seu comportamento é semelhante ao de outras doenças sexualmente transmissíveis, pelo que para saber se a tens é necessário efetuar um exame médico. Sempre que tiveres suspeitas, podes pedir um teste no centro de saúde mais próximo.
VIH: o que é e como se transmite?
O vírus da imunodeficiência humana (VIH) é provavelmente uma das doenças sexualmente transmissíveis mais temidas. A infeção pelo VIH pode ocorrer durante as relações sexuais, através da partilha de agulhas infetadas ou através da infeção do feto por uma mulher grávida.
Deves saber que o VIH NÃO se transmite por contacto ou saliva. O vírus acaba por provocar uma disfunção do sistema imunitário do organismo, fazendo com que se adoeça mais facilmente, o que vulgarmente designamos por SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida).
O tempo médio desde a infeção até à imunossupressão é de 10 anos. Atualmente, não existe cura conhecida, apenas a progressão da doença pode ser retardada ou evitada através de um tratamento especial durante seis meses.
Homens com herpes genital: como é que se propaga?
Os vírus do herpes simplex são uma das doenças sexualmente transmissíveis (VHS) mais dolorosas. Provocam bolhas dolorosas em zonas do corpo sexualmente expostas. Esta doença sexualmente transmissível pode ser transmitida através de qualquer tipo de contacto. É classificada por tipo, de acordo com o local onde atua:
O tipo 1 provoca feridas na boca, enquanto o tipo 2 provoca feridas ou verrugas no pénis, no escroto ou no ânus. Tal como acontece com os tipos anteriores, é possível ter a doença e não apresentar sinais da mesma. Não tem cura e persiste para toda a vida, mas existem medicamentos que aliviam os sintomas e reduzem as hipóteses de transmissão a outras pessoas.
Hepatite B: é transmitida através de relações sexuais?
A hepatite é uma infeção que afeta o fígado. A hepatite B é uma das doenças sexualmente transmissíveis que pode ser transmitida através de relações sexuais. Ambas são transmitidas através do contacto com o sangue do indivíduo afetado ou através da atividade sexual, tal como o VIH. Normalmente não apresenta sintomas e desaparece por si só. Quando apresenta sintomas, é semelhante à gripe, exceto que outro sinal relevante pode ser o amarelecimento da pele e dos olhos (iterícia). As pessoas com hepatite B correm um risco acrescido de desenvolver cancro do fígado. Não há cura, mas existem vacinas para prevenir a doença.
Sífilis: o que é e como se propaga?
A sífilis é uma infeção bacteriana. Esta doença sexualmente transmissível, se não for tratada a tempo, progride gravemente através de três fases ou pode mesmo persistir num estado latente. A manifestação inicial é uma úlcera indolor, conhecida como cancro, no local do contacto sexual.
É importante tratá-la durante a primeira fase, para evitar a segunda fase. Na segunda fase, a sífilis pode espalhar-se para outros órgãos, causando diferentes sintomas, desde erupções cutâneas, gânglios linfáticos inchados, artrite, doença renal ou problemas hepáticos. Após a segunda fase, algumas pessoas ficam com uma infeção latente durante anos, após o que se desenvolve a sífilis terciária. Esta pode causar uma série de doenças diferentes, incluindo infeção do cérebro, desenvolvimento de nódulos, aneurisma da aorta, perda de visão e de audição. Felizmente, é curável com tratamento antibiótico.
Assim, o nosso conselho na Easydona é que, se pensas que podes sofrer de algum dos sintomas destas doenças sexualmente transmissíveis, consulta o teu médico de família e marca uma consulta nos cuidados primários o mais rapidamente possível e usa preservativo para evitar o contágio. Devemos estar atentos às doenças sexualmente transmissíveis, elas estão aí, embora por vezes não as vejamos.
Queres ser um dador de esperma na Easydona? Doa connosco em Faro.