Tabela de conteúdos
ToggleSabemos que doar óvulos pela primeira vez pode gerar muitas dúvidas e inseguranças.
Não te preocupes! É muito importante que tenhas respostas para todas as tuas perguntas e conheças bem o processo. Por isso, na Easydona, apresentamos os 5 pontos chave que precisas de saber antes de te tornares uma dadora de óvulos.
A doação de óvulos é um ato solidário que ajuda muitos casais a realizar o sonho de ser pais, não te parece? Atualmente, cerca de 300 mil casais em Portugal têm problemas de fertilidade, sendo um dos principais fatores… A IDADE.
Imagina por um momento: terminas os teus estudos, encontras um emprego estável e tornas-te independente. Encontras um parceiro ou decides ficar solteira e quando decides ser mãe… o teu relógio biológico diz “O tempo passou rápido demais…”.
A idade reprodutiva (reserva ovárica) da mulher começa a diminuir a partir dos 35 anos, reduzindo ainda mais quando ultrapassamos os 40 anos, o que torna as chances de gravidez escassas. Por esse motivo, muitas mulheres recorrem a clínicas de reprodução assistida.
Bem, se estás aqui, é porque estás a considerar a ideia de ser uma dadora e na Easydona queremos sempre que tenhas toda a informação que precisas. Então, aqui estão as 4 coisas que precisas de saber antes de doar óvulos pela primeira vez. 💜
O processo de doação de óvulos é o mesmo que o de preservação da fertilidade.
Surpreendentemente, não só é o mesmo que o de preservação da fertilidade, mas também o processo de doação é quase o mesmo procedimento que o das mulheres que se submetem a tratamentos de reprodução assistida para realizar o sonho de serem mães. A única diferença entre os processos é que as análises prévias para doar óvulos são mais rigorosas. Mas não te preocupes, vamos falar sobre isso abaixo!
Doar óvulos pela primeira vez leva em torno de 40 a 60 dias
Doar óvulos não é algo imediato. Na verdade, doar óvulos pela primeira vez leva um pouco mais de tempo do que nas doações subsequentes. Dependendo de cada caso, o processo de doação pode levar cerca de 40 ou 60 dias, o normal é em torno de 45 dias. Doar óvulos pela primeira vez levará um pouco mais de tempo devido aos resultados dos exames. Através deste guia de doação, explicaremos passo a passo o processo: Guia de doação.
Doar óvulos pela primeira vez requer mais tempo e testes. Após obteres informações com nossa equipa de assessoras na Easydona, terás de realizar os seguintes exames médicos:
- Entrevista psicológica
- Análise de sangue
- Ecografia
- Citologia
- Cultura vaginal
- Análise genética (não se preocupe, é um teste semelhante ao de análise de sangue)
Estes exames levam tempo e os seus resultados também, portanto, na primeira vez que doas, levará um pouco mais de tempo. Após receberes os resultados dos exames e seres aprovada pela equipa médica, teremos de esperar o início do teu ciclo menstrual para iniciar a estimulação ovárica e, em seguida, prosseguir com a extração de óvulos.
Atenção! Durante este período, não tens de paralisar a tua vida ou limitar as tuas atividades diárias. Poderás levar uma vida completamente normal, a doação de óvulos não te impede de fazer o teu dia a dia como habitualmente. Doar óvulos pela primeira vez será fácil, de tal forma que muitas das nossas dadoras voltam para repetir a experiência.
Doar óvulos não afetará a tua fertilidade
Sabemos que isso é algo que te preocupa muito, mas podes ficar tranquila: doar óvulos não afeta tua futura maternidade.
Sabias que todos os meses perdemos muitos ovócitos que não são fertilizados e não se regeneram naturalmente?
Sim, todos os meses naturalmente perdemos muitos ovócitos, pois apenas um deles amadurece enquanto os outros atrofiam e são perdidos. O processo de estimulação ovárica tem como objetivo fazer com que esses ovócitos que serão perdidos amadureçam e se desenvolvam para poderem ser doados. Portanto, a tua capacidade reprodutiva não é afetada. Não nos tiram nada, apenas recuperamos os ovócitos que o nosso corpo descartaria, quer queiramos quer não.
É importante escolher bem em que centro doarás óvulos pela primeira vez.
Todas as clínicas, por lei, pedirão que verifiques se cumpres os requisitos para ser dadora de óvulos:
- Deves ter entre 18 e 34 anos.
- Não ter doenças sexualmente transmissíveis ou hereditárias.
- Ter boa saúde física e mental.
- Conhecer os teus antecedentes médicos familiares e pessoais.
- Ter um IMC saudável, entre 18 e 30.
Clínicas de doação de óvulos: como escolher uma clínica?
A aventura de escolher um centro de doação pode ser mais complicada do que parece, por isso deixamos algumas dicas:
- Encontra uma clínica em que te sintas segura e acolhida do início ao fim.
Conectar-se com a clínica e a sua equipa é fundamental. Não falamos de uma conexão online, mas pessoal. Ser compreendida, ouvida e poder perguntar qualquer dúvida que te surja na cabeça sem medo, sem que pareça uma pergunta ridícula… Isto é fundamental se estiveres a pensar doar óvulos pela primeira vez.
- Deves ter assessoras especializadas que conheçam o processo do início ao fim.
Na Easydona, entendemos os teus nervos, as tuas perguntas e todas as tuas preocupações porque nós, como tu, estivemos na mesma situação. Por isso, fica tranquila, não há perguntas tolas, TODAS são importantes e na Easydona estamos aqui para ajudar-te e assessorar-te da melhor forma possível. Envia-nos uma mensagem pelo WhatsApp!
- Seleciona um local que seja apoiado por uma clínica ou centro de reprodução.
Assim, garantes que receberás atendimento de profissionais qualificados. A Easydona colabora com os centros de reprodução do grupo NEXTCLINICS, um dos maiores grupos europeus de reprodução assistida com presença em mais de 8 países. Há mais de 30 anos que se especializa em programas de doação de óvulos e banco de gâmetas. Porque, como nós, gostamos que sejas cuidada e tratada pelos melhores especialistas na área. O melhor do melhor! Portanto, se ainda estás a pensar em doar óvulos pela primeira vez… Contacta-nos! Explicaremos absolutamente tudo o que precisas de saber.
Não deixes que te contem mitos e histórias para não dormir, informa-te e toma a decisão depois. Lembra-te que és tu quem está no comando da decisão, do início ao fim.
Esperamos que este artigo tenha sido muito útil para ti e que te animes a doar óvulos pela primeira vez na Easydona, mas se quiseres falar diretamente com nossas assessoras Neus, Joana, Mónica e Constança, clica no link a seguir e preenche o formulário. Elas entrarão em contato contigo para explicar tudo! Estamos contigo!
Conhece a nossa clínica em Faro!
Queres mais informações sobre doação de óvulos?