Tabela de conteúdos
ToggleQual é a diferença entre sémen e esperma?
Provavelmente já confundiste mais do que uma vez ou até trocaste estes dois termos: sémen e esperma. Deves saber que as palavras “sémen” e “esperma” se referem a duas coisas completamente diferentes, embora estejam relacionadas uma com a outra. Para compreenderes a diferença entre os dois, deves saber que o sémen é o fluido no qual se encontram os espermatozoides e que o esperma é a coleção de espermatozoides (as células sexuais reprodutoras masculinas).
Muitos de nós crescemos com a falsa crença de que o sémen e o esperma são a mesma coisa, mas hoje vamos falar sobre as suas diferenças. O sémen refere-se ao líquido seminal que é produzido durante a ejaculação. Funciona apenas como um condutor do esperma e dos espermatozoides.
No entanto, os espermatozoides desempenham um papel fundamental na reprodução humana, são as células reprodutoras masculinas e responsáveis pelo processo reprodutivo na mulher.
O que é o sémen?
O sémen é o líquido seminal produzido durante a ejaculação pelas flavinas da vesícula biliar. Começa a ser produzido durante a puberdade. Pode ter uma cor branca ou ligeiramente amarela e o seu odor é variável. O sémen é o condutor das células reprodutoras masculinas que são produzidas nas glândulas do trato genital: os testículos. O sémen e os espermatozoides unem-se para serem expelidos pela uretra no momento da ejaculação.
Deves saber que o sémen não transporta apenas espermatozoides, mas também outras células produzidas pelos testículos. É composto por uma substância cheia de enzimas, proteínas, minerais e espermatozoides, e até 200 milhões de espermatozoides podem viajar em cada ejaculação.
O que é exatamente o esperma?
Os espermatozoides são as células reprodutoras do homem, estas células minúsculas contêm todo o nosso material genético e desenvolvem-se nos testículos. Têm a forma de um “girino”, com uma cabeça oval, um corpo curto e uma cauda longa, mas deves saber que os espermatozoides não são todos iguais. A maioria dos espermatozoides tem uma morfologia padrão, embora seja verdade que também podemos encontrar espermatozoides anormais nas três partes – alguns podem até ter duas cabeças e duas caudas!
Deslocam-se através dos movimentos das suas caudas, podem mover-se em linha reta, em círculos ou mesmo em ziguezague. Para além disso, o seu movimento pode ser mais rápido ou mais lento. Os espermatozoides deslocam-se através do sémen na ejaculação. A sua meia vida é normalmente de 2 a 5 dias a partir do momento em que são expelidos do pénis para o aparelho reprodutor feminino.
Sémen e esperma, são a mesma coisa?
Como já explicámos, o sémen e os espermatozoides não são a mesma coisa. Os espermatozoides são as células sexuais reprodutoras do homem, enquanto o sémen é o líquido através do qual são expelidos pela ejaculação. Os espermatozoides, como um todo, são chamados de esperma e todos eles, juntos, formam o sémen.
Quantos espermatozoides é necessário ejacular para se tornar um dador de esperma?
Para ser um dador de esperma no nosso centro, deves saber primeiro que, para entrar no programa de dadores de esperma, os valores devem ser superiores aos considerados normais pela OMS. Os níveis considerados “normais” pela Organização Mundial de Saúde são uma concentração de 15 milhões de espermatozoides por mililitro. No entanto, para poderes doar esperma, as clínicas exigem que ultrapasses estes parâmetros, uma vez que muitos deles não sobrevivem ao processo de congelação.
Para saberes se os cumpres, terás de se submeter a um teste de espermograma nos nossos centros, que avaliará a concentração, a morfologia e o movimento do sémen e dos espermatozoides.
Se estás a pensar em tornar-te um dador de esperma… doa com os melhores! Visita o nosso centro em Faro!
-
Alergia ao sémen: existe.
Por mais estranho que lhe possa parecer, sim, a alergia ao sémen existe. Há uma (pequena) percentagem de pessoas que são alérgicas ao sémen. Estas pessoas são alérgicas às proteínas presentes no sémen, o que provoca comichão, ardor e inflamação.
-
Quantidade de espermatozoides numa ejaculação.
A quantidade de sémen dependerá sempre da excitação ou do momento da última ejaculação, mas normalmente é entre 1 e 5 mililitros de sémen, que contém nem mais nem menos do que 250 milhões de espermatozoides.
-
O sémen é bom para a pele.
O sémen contém antioxidantes, proteínas e enzimas, em particular o antioxidante espermina, que demonstrou em estudos ser benéfico contra o aparecimento de rugas.
-
50% dos espermatozoides não nadam na direção certa.
É verdade, eles são um pouco desajeitados. Não nadam todos na mesma direção ou na direção certa. Alguns nadam em círculos ou em ziguezague ou simplesmente não têm qualquer mobilidade.
-
O desporto melhora o sémen e a qualidade do esperma.
Os estudos confirmam que o exercício físico é essencial para melhorar a qualidade do esperma. Em particular, todos os exercícios que envolvam força.
Como acabas de entender, o sémen e o esperma não são a mesma coisa. Mesmo que sempre tenhas pensado assim… Falta-nos muita educação sexual! Se quiseres saber e aprender muito mais, segue-nos no Instagram!
Outra curiosidade…
Sabias que doar esperma compensa?
É isso mesmo, doar esperma ou sémen compensa-te. Informa-te connosco sem compromisso. Processo 100% simples e discreto.
Preenche o formulário e sabe mais!