Tabela de conteúdos
ToggleTens um atraso menstrual? Não menstruas e não estás grávida? Conhece as causas!
Preocupar-se com um atraso menstrual é totalmente normal, mas por vezes não é bom preocuparmo-nos demasiado. Se tens a certeza de que o teu atraso não se deve a uma gravidez, explicamos-te algumas das causas que podem estar a afetar o teu atraso menstrual.
Deves saber que a menstruação atrasada nem sempre é um sintoma ou causa de gravidez, há muitos fatores que podem estar a afetar-te, como a alimentação, o stress, causas hormonais ou mesmo a falta de descanso.
Não tires conclusões precipitadas! Se já fizeste um teste de gravidez e este foi descartado… relaxa! Não faças outro, lê primeiro o que te pode estar a afetar. Hoje, a nossa equipa de ginecologistas da Next Fertility diz-te tudo o que precisas de saber antes de entrar em modo de alarme!
Quando é que se considera um atraso menstrual?
Ter uma menstruação atrasada não é um sinal de alerta, mas deves ter em atenção que, se não for devido à gravidez e ocorrer ao longo de vários ciclos menstruais, pode indicar sintomas de desequilíbrios hormonais que devem ser avaliados pelo teu médico ou ginecologista.
A partir de que dias é que se considera que a menstruação está atrasada?
Após 7 ou 10 dias de espera pela sua chegada. Por vezes, ficamos preocupadas e alarmadas após um ou dois dias, mas isso é um erro. Considera-se que a menstruação está atrasada após a data prevista (o dia em que esperava que a menstruação chegasse). Após 7 ou 10 dias, deves sim preocupar-te.
Causas do atraso menstrual: teste de gravidez negativo
Acreditamos que a principal causa da menstruação atrasada é a gravidez, mas não é. Às vezes não é só isso, uma vez que temos um resultado negativo no teste, começamos a gerar medo e centenas de pesquisas na internet: O que está a acontecer comigo? É normal?
Deves saber que existem várias causas de atraso menstrual não associadas à gravidez que podem estar a afetar a chegada do teu período.
Essas causas podem ser:
- Fisiológicas.
- Psicológicas.
- Uso de contracetivos, medicamentos ou antidepressivos.
As causas que afetam o atraso menstrual são geralmente psicológicas e fisiológicas. As principais causas são:
- Stress: O stress desempenha um papel fundamental no nosso corpo e nas nossas hormonas. E não estamos a falar apenas de stress emocional, mas também de stress físico. Existe uma relação direta entre o stress e o nosso ciclo menstrual. O stress ativa a hormona hipotálamo-pituitária-adrenal no nosso corpo, o que aumenta o cortisol, outra hormona fundamental no nosso ciclo menstrual. A libertação de ambas hormonas é negativa para os nossos níveis hormonais normais, provocando ciclos de anovulação, ovulação anormal ou mesmo amenorreia (ausência de menstruação).
- Síndrome dos ovários poliquísticos: É comum que as mulheres com SOP tenham ciclos irregulares, devido às alterações que a síndrome produz no nosso corpo. Também é comum ter acne, muito pelo e aumento de peso.
- Insuficiência ovárica prematura: Ocorre normalmente antes dos 40 anos de idade. Caracteriza-se por uma insuficiência ovárica, sendo comuns os períodos irregulares e a redução da fertilidade. A sua causa ainda é desconhecida na maioria dos casos.
- Contracetivos hormonais ou pílulas contracetivas: Durante o período de 7 dias de “placebo” ou de “descanso” do teu contracetivo, estarás à espera da tua hemorragia menstrual, mas deves saber que, em muitos casos, esta é atrasada 2 a 3 dias após a retirada do contracetivo. Se tomaste o teu contracetivo corretamente, deves saber que a sua fiabilidade é de 99,8%. Depois de parares de tomar o contracetivo, podes ter menos menstruações ou estas podem mesmo desaparecer. Se tiveste relações sexuais, mas esqueceste-te da pílula contracetiva, podes sempre recorrer a métodos de emergência, como a “pílula do dia seguinte“.
Razões para o atraso menstrual: teste de gravidez negativo
- Dieta: manter uma dieta saudável é muito importante para manter e equilibrar o nosso ciclo menstrual. Para além de manter um peso saudável. A falta de certos alimentos na nossa dieta pode afetar diretamente o nosso ciclo menstrual.
- Exercício excessivo: Fazer exercício é bom, saudável e também nos ajuda a regular os níveis de stress, mas tudo em excesso é negativo. Demasiado exercício também pode influenciar negativamente as nossas hormonas.
- Mudanças drásticas de peso: Mudanças drásticas e muito rápidas de peso são uma das causas mais comuns de atraso na menstruação, pois geram uma grande alteração hormonal no nosso corpo. Os ovários começam a produzir estrona e o seu excesso de produção pode reduzir a ovulação, resultando na ausência ou atraso do ciclo menstrual.
- Amamentação e atraso menstrual: Se acabaste de ser mãe e não estás a amamentar o teu bebé, a menstruação pode aparecer 40 dias após o parto. Se estiveres a amamentar, o período pode não aparecer até deixares de amamentar o teu bebé.
Se tiveres alguma dúvida ou continuas preocupada depois de ler estas possíveis causas do teu atraso menstrual, recomendamos que consultes o teu médico ou ginecologista para saber qual a causa do seu atraso.
Se estás a pensar em tornar-te dadora de óvulos, deves saber que ter um ciclo regular é importante, mas não é um fator determinante no processo, uma vez que, antes da doação, os nossos ginecologistas irão submeter-te a exames (gratuitos) para verificar a tua saúde física e reprodutiva.
A doação de óvulos é um processo simples e 100% seguro nas nossas clínicas. Queres mais informações? É 100% anónimo? Dão dinheiro pela doação de óvulos? Na Easydona informamos tudo o que precisas de saber antes de doar óvulos! E sem compromisso!
Vem visitar a nossa clínica em Faro!
Queres mais informações sobre doação de óvulos?