Tabela de conteúdos
Posso ter relações sexuais durante a doação de óvulos?
Se estás a pensar em tornar-te uma dadora de óvulos, deves saber que a doação não afetará o teu dia a dia, ou seja, poderás continuar a tua vida normalmente, mas será que fazer sexo durante a estimulação ovárica prejudica o processo de doação de óvulos? Não te preocupes, sabemos que esta é uma preocupação de muitas das nossas dadoras, por isso hoje, através deste artigo, vamos esclarecer esta dúvida.
A primeira coisa que deves saber é como funciona o tratamento para doar óvulos a que terás de te submeter durante 10 ou 12 dias para doar óvulos no nosso centro Easydona. Este tratamento é a estimulação ovárica, uma parte fundamental no processo de doação de óvulos, bem como nos tratamentos de reprodução assistida (inseminação artificial, FIV ou preservação da fertilidade). Este tratamento modifica ou regula o ciclo menstrual, provocando um aumento da ovulação na mulher, com uma duração aproximada de 10 a 12 dias.
O seu objetivo é amadurecer os ovócitos para que possam ser doados. Não te preocupes, se estás preocupada com a possibilidade de afetar a tua fertilidade, deves ter a certeza absoluta: NÃO. Todos os meses, os óvulos que não são fertilizados são “destruídos” pelo nosso corpo e não, não há nada que possamos fazer. Por isso, quando doamos óvulos, partilhamos o que o nosso corpo vai descartar de uma forma completamente natural, sem afetar a nossa fertilidade futura.
Posso continuar a ter relações sexuais depois da dádiva de óvulos?
Bem, é possível ter sexo durante a estimulação ovárica? NÃO é aconselhável ter relações sexuais durante o processo de doação de óvulos e deves saber porquê. Durante o tratamento, estarás a multiplicar o risco de gravidez durante estes 10 a 12 dias, uma vez que a tua fertilidade irá aumentar. Além disso, especialmente os últimos 4 dias de tratamento serão cruciais. Mesmo assim, PODES ter sexo durante a estimulação ovárica, desde que utilizes métodos contracetivos de barreira.
Embora seja um processo totalmente compatível com o teu dia a dia, deves ter em conta alguns aspetos sobre fazer sexo durante a estimulação ovárica, não é aconselhável mas também não é proibido. Toma em consideração a alta probabilidade de gravidez, pelo que o mais aconselhável durante este período é que utilizes métodos contracetivos como o preservativo para evitar qualquer risco de gravidez durante o processo.
Deves também ter em atenção que, se o preservativo se romper, todo o processo de doação de óvulos pode ser suspenso.
Tem em mente que, durante este período, o tratamento estará a estimular os teus ovários para amadurecer os ovócitos. Além disso, deves saber que durante este tratamento os teus ovários vão aumentar de tamanho à medida que o tamanho dos óvulos aumenta e isto pode ser desconfortável e doloroso durante a penetração, especialmente nos últimos 4 dias do tratamento.
Por conseguinte, não te proibiremos de ter sexo durante a estimulação ovárica, mas deves estar ciente deste facto. Durante o crescimento dos folículos, podes sentir desconforto durante a relação sexual, uma vez que os ovários estão mais inchados e sensíveis.
Durante o período de ovulação
Se o teu ginecologista não te tiver dito o contrário após os controlos durante o tratamento, deves ficar calma e ter em atenção o que mencionámos anteriormente sobre as dores. Deves saber que a medicação impede a ovulação, por isso o risco é pequeno, mas pode ocorrer uma ovulação espontânea nos dias anteriores, esses 4 dias que mencionámos anteriormente são cruciais.
E lembra-te de usar um preservativo no sexo durante a estimulação ovárica. Se começares a sentir dores durante a penetração, pode ser devido ao crescimento dos ovários durante o tratamento, não entres em pânico.
Após o tratamento de dádiva de óvulos
Após a dádiva de óvulos (extração de óvulos) e até ao período menstrual seguinte, deves ter especial cuidado e utilizar métodos contracetivos de barreira, uma vez que continua a existir o risco de gravidez múltipla.
Depois de teres tido a menstruação após a punção ovárica, podes voltar a ter relações sexuais sem o risco de gravidez múltipla e retomar a tua atividade sexual normal.
Se estás a pensar em doar óvulos e estás preocupada com o tratamento, podes sempre perguntar à tua assessora sobre tudo o que precisares ou na tua primeira consulta. A nossa equipa de ginecologia indicar-te-á os dias em que corres mais riscos (poucos) de uma gravidez não desejada.
Se tiveres dúvidas ou perguntas, não hesites em deixar-nos um comentário neste post, os nossos especialistas terão todo o prazer em responder-te.
Queres mais informações sobre doação de óvulos?